quarta-feira, 1 de junho de 2011

Família Richa ganha poder



Um efeito da reforma administrativa na administração estadual é a concentração de poder nas mãos de familiares do governador Beto Richa. O atual secretário de Obras, Pepe Richa, irmão de Beto, irá ganhar, com a fusão, toda a estrutura da Secretaria de Transportes. Hoje, ele tem à sua disposição 40 comissionados. Passará a poder nomear mais 29, que já fazem parte da pasta de Transportes.

Já a atual secretária da Criança e da Juventude, a primeira-dama Fernanda Richa, receberá mais 32 cargos em comissão vindos da Secretaria do Trabalho, apenas por causa da transferência do setor de promoção social para sua pasta. Além disso, outros 127 cargos em comissão serão criados para a nova Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social, subindo o número de vagas de 53 para 212 – um aumento de quatro vezes.

Com isso, os dois familiares de Richa terão, juntos, 281 cargos comissionados à disposição, o equivalente a 7,7% do total do governo (3.611). Para o cientista político da Facinter Doacir Quadros, o aumento da concentração de comissionados nas mãos de parentes do governador é preocupante, pois, em tese, facilita muito a negociação de cargos para a acomodação de aliados políticos. (CM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário