segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nova disputa entre Lula e FHC "não teria nem graça", diz líder petista


Senador Humberto Costa comentou troca de farpas entre ex-presidentes. Na manhã desta segunda (18), FHC desafiou Lula a disputar novo pleito

18/04/2011 | 20:15 | G1/GLOBO.COM

O líder do PT no Senado, senador Humberto Costa (PT-PE), disse nesta segunda (18), em São Paulo, que uma nova disputa eleitoral entre os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) "não teria nem graça".

FHC lançou o desafio de enfrentar Lula novamente durante entrevista a um programa de rádio, levada ao ar na manhã desta segunda. Os dois ex-presidentes se enfrentaram nas eleições de 1994 e 1998, vencidas por FHC. Em 2002 e 2006, Lula venceu disputas contra candidatos apoiados por Fernando Henrique.

"O Lula, lá de Londres, refestelado na sua vocação nova, ainda se dá ao direito de gozar que estudei tanto tempo para ficar contra o povo. Ele se esquece que eu o derrotei duas vezes e quem sabe ele queira uma terceira. Eu topo."

Ao chegar a uma reunião de líderes do partido com Lula, no Instituto da Cidadania, em São Paulo, Humberto Costa rebateu.

"Acho que não teria nem graça se fazer essa eleição, porque Fernando Henrique é passado, o Lula ainda é uma coisa extremamente presente. Embora eu acredite que os planos dele (de Lula) não passem por mais uma eleição", afirmou o senador, que participou da reunião para debater com Lula temas da reforma política.

Fernando Henrique respondeu críticas de Lula feitas após a publicação de um artigo na revista "Interesse Nacional". No artigo, FHC sugeriu ao PSDB evitar disputar com o PT a influência sobre os "movimentos sociais" ou o "povão" e priorizar a nova classe C. Em Londres, após palestra, Lula afirmou que o "povão" representa todos os brasileiros.

Humberto Costa classificou como "infeliz" a declaração do ex-presidente tucano. "Acho que ele fez uma declaração infeliz e agora está tentando se remendar em cima de fazer críticas ao presidente Lula, que na verdade apenas emitiu uma observação sobre o elitismo que marca o PSDB", declarou.

Jorge Viana

O senador Jorge Viana (PT-AC) também comentou a fala de Fernando Henrique: "O presidente Lula mostrou no governo a opção de olhar pelos mais pobres. Agora ele é um personagem do mundo, o mundo inteiro que ouvir e aprender com o Lula. Acho que esse é um mérito que deve orgulhar todos os brasileiros, inclusive o sociólogo Fernando Henrique", afirmou Viana.

Além de Costa e Viana, compareceram à reunião com o ex-presidente petista em São Paulo os senadores Wellington Dias (PT-PI) e Ana Rita (PT-ES); os deputados federais Erika Kokay (PT-DF), Henrique Fontana (PT-RS), Ricardo Berzoini (PT-SP) e o líder do partido na Câmara, Paulo Teixeira (PT-SP); além do presidente interino do PT, Rui Falcão; o secretário-geral do partido, Elói Pietá; e representantes do Instituto da Cidadania e da Fundação Perseu Abramo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário