segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Moro começa a ouvir testemunhas em processo contra Lula nesta segunda


(foto: Agência Brasil)
O  juiz federal Sérgio Moro começa a ouvir as primeiras testemunhas de acusação do processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tramita na Justiça Federal do Paraná, nesta segunda (21) O processo apura a propriedade de um tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, atribuída a Lula, bem como melhorias feitas no imóvel e pagas pela empreiteira OAS. A ação também investiga o pagamento, pela OAS, do armazenamento de parte do acervo presidencial de Lula. A primeira audiência está prevista para as 14h.

Os primeiros a serem ouvidos serão os empreiteiros Dalton Avancini e Eduardo Hermelino, além do ex-senador Delcídio Amaral. Na quarta-feira, será a vez dos depoimentos do ex-deputado Pedro Corrêa, do ex-gerente da estatal Pedro Barusco e dos ex-diretores da Petrobras Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa. As oitivas do doleiro Alberto Youssef, do pecuarista José Carlos Bumlai, e dos lobistas Fernando Baiano e Milton Pascowitch estão marcadas para a sexta-feira.
Moro dispensou a presença do ex-presidente da audiência da ação penal e ele será representado por seus advogados. Segundo a denúncia, Lula obteve R$ 3,7 milhões em vantagens indevidas que lhe foram pagas pela empreiteira, de forma dissimulada, em troca de contratos com o governo federal. Entre 2003 e 2015, os contratos do Grupo OAS com a administração pública federal somaram R$ 6,8 bilhões, 76% dos quais corresponderam a negócios com a Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário