Com informações da Gazeta do povo
Katna Baran
Em 44% das cidades do estado, o acréscimo na remuneração do parlamentares representa 50% a mais nos gastos das Casas legislativas
Praticamente todas as Câmaras Municipais do Paraná aumentaram os gastos com salários de vereadores da última legislatura em relação a atual. Em 44% das cidades, o acréscimo na remuneração representa 50% a mais nos gastos. Em 32 municípios, o subsídio dos vereadores mais que dobrou em relação a última composição das Casas. As informações são extraídas de um levantamento da Gazeta do Povo com dados do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR).
Cidades pequenas gastam até 70% do orçamento com salários
Katna Baran
As Câmaras Municipais no Paraná gastaram, em média, 21% dos seus orçamentos apenas em salários de vereadores em 2014. Há, porém, uma grande distinção de porcentual entre pequenos e grandes municípios: em cidades menores, os gastos com subsídios de parlamentares podem chegar a 70% do orçamento das Casas. Já em municípios maiores, esse valor representa geralmente menos de 10% de todo orçamento do Legislativo.
A pequena Bom Jesus do Sul (com 3,8 mil habitantes), no Sudoeste do Paraná, por exemplo, desembolsa praticamente 70% do orçamento da Câmara Municipal com salário de vereadores. Já na Câmara de Curitiba, o subsídio dos parlamentares representa apenas 5% da receita total da Casa. Ao mesmo tempo, enquanto que um vereador de Bom Jesus do Sul recebeu em média R$ 2 mil de salário em 2014, um parlamentar da capital ganhou R$ 13 mil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário