Campo do Tenente vai de mal a pior. Segundo o Jornal o Regional de circulação na região e ser conhecido por quem paga divulga, publicou essa semana que Três prefeituras da região Amsulep tem boa gestão.
Dos dez municípios da região, cinco melhoraram e outros cinco pioraram seu desempenho nagestão pública. É que revela o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2015, divulgado na última semana, com base em números de 2013. O estudo é do Sistema Firjan e tem abrangência nacional.
As prefeituras do suleste paranaense que melhoraram seu desempenho no índice são Agudos do Sul, Fazenda Rio Grande, Lapa, Quitandinha e Tijucas do Sul, enquanto que Campo do Tenente, Contenda, Mandirituba, Piên e Rio Negro tiveram números piores em 2013 no comparativo com 2012.
Campo do Tenente, com 0,3157, apresentando dificuldade na liquidez.
O que o índice avalia
São cinco indicadores: receita própria, que mede a dependência em relação às transferências dos estados e da União; gastos com pessoal, que mostra quanto se gasta com a folha, em relação ao total da receita corrente líquida; investimentos, que acompanha o total investido em relação à receita; liquidez, que verifica se as prefeituras estão deixando em caixa recursos suficientes para honrar suas obrigações de curto prazo; e custo da dívida, correspondente às despesas de juros e amortizações em relação ao total das receitas líquidas reais. O índice varia de 0 a 1, classificando com conceito A (gestão de excelência, superior a 0,8 ponto), B (boa gestão, entre 0,6 e 0,8), C (gestão em dificuldade, entre 0,4 e 0,6) ou D (gestão crítica, inferior a 0,4).
Com informações do Regional de Piên
Nenhum comentário:
Postar um comentário