Valor Online
SÃO PAULO - A diferença salarial por nível de escolaridade é maior do que por sexo, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base dos registros de 2009.
O assalariado com nível superior completo recebe até 225% a mais do que os trabalhadores sem faculdade. Na comparação por sexo, a diferença é de 24,1% - em favor dos homens.
De acordo com a pesquisa, dos 40,2 milhões de assalariados, 58,1% são homens. Eles são maioria em 15 das 20 atividades econômicas da pesquisa. No recorte por escolaridade, 83,5% não têm faculdade.
As grandes empresas empregam 57,7% dos assalariados com nível superior e um em cada cinco desses trabalha na indústria de transformação.
Santa Catarina foi o estado com maior participação de mulheres (39,6%) no pessoal assalariado e o Distrito Federal tinha a maior proporção de profissionais com diploma universitário (13,2%).
A pesquisa considera as 4,8 milhões de empresas e outras organizações integrantes do CEMPRE, que reuniam 40,2 milhões de assalariados, além de 6,5 milhões na condição de sócio ou proprietário.
(Karen Camacho | Valor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário