quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Twitter inicia operações no Brasil e anuncia "trending topics" em Curitiba



O Twitter anunciou nesta quarta-feira (05) o início de sua operação no Brasil, o terceiro escritório do serviço de microblog fora dos Estados Unidos, depois do Japão e do Reino Unido.

A instalação da sede no país visa expandir as parcerias com anunciantes e agências de comunicação e se aproximar dos usuários brasileiros, disse o vice-presidente internacional do Twitter, Shailesh Rao, durante evento em São Paulo.

Para estreitar as relações com o público brasileiro, a companhia também anunciou que 9 cidades brasileiras passarão a ter divulgados seus "trending topics".

O recurso, que reúne os assuntos mais comentados por usuários na rede em determinada região, será expandido para São Luís, Recife, Belém, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Guarulhos (SP) e Campinas (SP).
Atualmente, seis cidades têm seus "trending topics": São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Manaus e Fortaleza.

MERCADO

O Brasil é hoje um dos cinco maiores mercados da empresa, considerando o número de usuários ativos, afirmou Rao, que não forneceu dados específicos sobre o país.
Mundialmente, a rede de microblogs tem mais de 140 milhões de assinantes. A América Latina é responsável por 16% da audiência total do site, segundo informações da empresa.
Segundo o executivo, o modelo de negócios do Twitter está "crescendo consistentemente" e há potencial para desenvolvê-lo no Brasil.

A companhia oferece hoje três tipos de produtos a anunciantes, que preveem a inclusão das marcas em tuítes, nos "trending topics" e no "feed" de notícias dos usuários, mediante pagamento.

"Todas essas mensagens, no entanto, são identificadas como publicidade para o usuário", explica Guilherme Ribenboim, ex-executivo do Yahoo e do Clickon que comanda as operações do Twitter no Brasil desde novembro.

Empresas como Fiat, Motorola e Terra já utilizam a ferramenta no país. As negociações, porém, foram feitas com a equipe norte-americana do Twitter.
Com o escritório comercial local, o objetivo é ampliar o número de parcerias, diz Ribenboim.

MAIS COMENTADOS

O Twitter também divulgou hoje um levantamento sobre os assuntos mais comentados na rede de microblogs este ano no país.

O segundo jogo da decisão da Copa Libertadores da América foi o tema mais debatido pelos usuários brasileiros, com 3.548 tuítes por minuto.

O último capítulo da novela "Avenida Brasil" veio em segundo lugar, com 3.031 tuítes por minuto, seguido do primeiro jogo da final da Libertadores e da morte do humorista Chico Anysio.

(MARIANNA ARAGÃO, Via Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário