segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Moradores de Campo do Tenente recebem água amarelada na torneira

Do Regional


No início da semana, a água que chegou aos consumidores de Campo do Tenente estava bem diferente do normal. A Sanepar justificou que o alto consumo do fim de semana contribuiu para alterar a qualidade

10 de fevereiro de 2012 em Cidades - Comente
Água Campo do Tenente/Foto: ArquivoOs moradores da área urbana de Campo do Tenente se espantaram no início dessa semana ao se deparar com uma água de coloração amarela em suas torneiras. Muitos ficaram preocupados e não tiveram coragem de beber ou mesmo utilizar a água. Segundo o técnico da Sanepar, Gilmar Cavalheiro, há explicação para o acontecido. Houve um alto consumo no fim de semana e o reservatório do centro se esgotou, acionando automaticamente a captação da água do sistema da localidade de Lageado e foi justamente neste processo que surgiu a colocação amarela oriunda da tubulação que integra os dois sistemas. “Foi uma iniciativa emergencial justamente para não deixar a cidade desabastecida”, relatou.
Gilmar Cavalheiro destaca que o calor intenso do fim semana e a utilização desnecessária de água, em piscinas, na limpeza de calçadas, paredes e veículos, contribuiu para que o consumo fosse elevado. “Só no domingo, o consumo saltou de 500 para 850 metros cúbicos de água”, contou. Na quarta-feira o problema já havia sido resolvido.
O empresário Álvaro Teixeira, da Confeitaria da Nena, informou que foi necessário utilizar água mineral para não interromper o atendimento comercial. “Não tinha como fazer doces ou almoços com aquela água amarelada. Nosso custo aumentou porque fomos obrigados a utilizar a água mineral”, acrescentou. Já Rosana Hubner, que é cozinheira e lava roupas para terceiros, relatou que terá prejuízos porque vai ressarcir um cliente. “Lavei algumas peças e ficaram manchadas”, disse.
Em Campo do Tenente são 1500 ligações de água tratada e um consumo médio de 600 metros cúbicos por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário