terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Concessão de aeroportos vai diminuir déficit de infraestrutura, diz CNI


Operação engloba aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília.
O ágio total do leilão foi de 347%, segundo informações da Bovespa.




A transferência das operações dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos para a iniciativa privada representa uma "quebra de paradigma no mercado aéreo brasileiro", segundo avaliação divulgada nesta segunda-feira (6) pela Confederação Nacional da Indústria, entidade representativa do empresariado brasileiro.

leilão de concessão dos três aeroportos aconteceu nesta segunda-feira, na parte da manhã, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). As ofertas vencedoras do leilão dos aeroportos deGuarulhos, Viracopos e Brasília somaram R$ 24,53 bilhões, segundo dados apresentados na própria bolsa. O ágio total do leilão foi de 347%, considerando o valor mínimo de R$ 5,47 bilhões que o governo pedia pelos três aeroportos.
"A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apoia essa importante mudança no modelo de operação dos terminais aéreos. Isso porque o aumento da participação do setor privado na gestão dos serviços é um dos principais caminhos para reduzir o elevado déficit na infraestrutura do país. A eliminação desse déficit é decisiva para reduzir os custos das empresas e garantir a competitividade da indústria brasileira", acrescentou a CNI, em nota à imprensa.
CNI advertiu, no entanto, que o ideal seria a elaboração de um plano geral de outorgas para os aeroportos, indicando os próximos passos do governo na privatização do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário