segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Urbs investe só 20% das multas em educação
Gazeta do Povo
Curitiba gastou com campanhas de educação no trânsito apenas R$ 1,00 para cada R$ 5,00 recebidos com multas no ano passado. Por culpa da própria engrenagem construída na Urbs para gerenciar o trânsito na capital. Trata-se de um sistema caro que, quanto mais infrações aplica, mais oneroso se torna. Em 2009, a companhia recebeu R$ 48,3 milhões em multas. Desse total, quase 80% se transformaram em “óleo” para manter a máquina operando, bancando os custos de envio de multas, repasses obrigatórios e despesas com pessoal. Os 20% restantes se destinaram às melhorias de sinalização e educação, obrigações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A prefeitura foi obrigada a desembolsar mais R$ 2,7 milhões para o sistema não se tornar deficitário. Na previsão orçamentária, baseada no histórico de multas, a Urbs esperava receber R$ 11,3 milhões a mais do que efetivamente entrou em caixa. A explicação, conforme o presidente da empresa, Marcos Isfer, é a inadimplência, de 20% a 30%, conforme o ano. “A previsão é feita do que se deve receber. E só se recebe o que se paga. O sistema organiza as multas, mas não recebe, especialmente porque muitos veículos andam irregulares por não se licenciarem”, diz.
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